Diego Velázquez
Nome de nascimento: | Diego Rodríguez de Silva y Velázquez. |
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Nacionalidade: | Espanhol. |
Ano de nascimento: | 1599, Sevilha. |
Ano de morte: | 1660, Madri. |
Estilos: | Barroco, tenebrismo, naturalismo. |
Aluno de: | Francisco Pacheco |
Artista do período barroco (Século de Ouro espanhol), considerado por muitos como o pintor mais talentoso de todos os tempos, sua importância começou a ser reconhecida 2 séculos depois de sua morte. Suas obras mais destacadas são atualmente parte da coleção permanente do Museu do Prado, em Madri.
Obras de Velázquez
Hoje em dia são conservadas aproximadamente 130 pinturas com autoria certificada de Diego Velázquez, das quais aqui apresentamos as 22 de maior relevância.
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Também conhecido como: A família de Felipe IVAutor: Diego VelázquezEstilo: Barroco espanholTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaMedidas: 318 x 276 cm.Ano: 1656Localização: Museu do Prado, MadriRetrato múltiplo em tamanho natural, no qual a personagem central e protagonista é a infanta espanhola Margarita Teresa da Áustria (1651-1673), cercada por: suas aias denominadas "meninas", personalidades da nobreza e o próprio Velázquez.
É uma das obras mais estudadas da história, hoje em dia a principal fonte de informação vem dos escritos do tratadista e pintor Antonio Palomino (1655 - 1726), que analisou detalhadamente a simbologia, técnica, história e personagens da pintura.
Três anos depois pintaria um retrato unipessoal da infanta.
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Também conhecido como: "Os bêbados"Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Pintura mitológicaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1628Localização: Museu do Prado, MadridBaco, o deus grego do vinho, também conhecido como Dionísio, é o protagonista desta tela, encomendada pelo rei Felipe IV da Espanha. A ideia de realizar um trabalho de temática mitológica surge pela admiração que as obras de Caravaggio e outras pinturas italianas despertaram no artista. O quadro foi pintado em Madrid e pretende apresentar uma fusão entre as "deidades" gregas (os três personagens à esquerda) e o mundano (os 5 à direita).
A importância desta obra é que marca um antes e um depois na carreira do pintor, já que foi a primeira incursão séria de Velázquez no gênero mitológico, do qual jamais se afastaria até os seus últimos dias.
A habilidade para realizar o retrato múltiplo, ele resgatou dos seus anos em Sevilha como retratista experiente e pintor de gênero religioso, onde chegou a compor obras de alta complexidade.
O tratamento da luz sobre o protagonista e seus acompanhantes faz com que o personagem principal se destaque, proporcionando magníficos contrastes de luz e sombra aos demais. O naturalismo se combina com o realismo e o conceito mitológico. Esta mistura confere à obra um caráter extremamente original para a época.
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Também conhecido como: "As fiandeiras"Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Alegoria literáriaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1657Localização: Museu do Prado, MadridEsta, junto com "Las meninas", é a obra mais complexa jamais realizada pelo artista, tanto que tem sido objeto de várias interpretações ao longo da história, desde simples visões que valorizam o estético, considerando a cena como parte de um ateliê de costura em um palácio, até interpretações complicadas que incluem mitologia e simbolismo oculto.
A composição se desenvolve em 2 planos de ação, o primeiro mostra o movimento de 5 fiandeiras trabalhando, vestidas ao estilo da época. No plano de fundo aparecem 5 personagens enigmáticos, interagindo entre si e observando um tapete de querubins.
A técnica, o movimento e a anatomia dos personagens têm sido amplamente elogiados por inúmeros artistas ao longo da história.
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Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Pintura religiosaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1619Localização: Museu do Prado, MadridInterpretação pictórica da tradição cristã, a visita dos três reis magos do oriente ao Messias nascido em Belém da Judeia.
A composição possui um trabalho de sombras detalhado e um realismo notável. Mostra São José, a Virgem Maria, um pastor e os três magos adorando o menino e trazendo seus respectivos presentes.
Maria apresentada como uma jovem bela com auréola, olhando e segurando o menino em seu colo. São José aparece como um homem de rosto marcado, olhando o semblante de sua esposa, como se perguntasse: "O que esperar daqui para frente?"
O menino Jesus, com uma auréola em forma de cruz e traços adultos, envolto completamente em tecido, aludindo à mortalha que o envolveria no dia de sua morte.
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Também conhecido como: "O bufão El Primo"Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: RetratoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: circa 1645Localização: Museu do Prado, MadridDurante sua carreira, Velázquez realizou vários retratos de anões bufões, este sendo considerado o trabalho mais brilhante do tema. As características técnicas, cores, iluminação e a descrição anatômica beiram a perfeição.
Outro retrato famoso de anão é o menino de Vallecas.
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Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: RetratoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: circa 1620Localização: Museu do Prado, MadridRetrato com um trabalho notável de claro-escuro, apresentando o rosto de um apóstolo. Não se sabe exatamente qual personagem bíblico é, mas sabe-se que não é nem Santo Tomás nem São Paulo, pois presume-se que o quadro originalmente (antes de ser cortado) já incluía esses dois santos.
Os especialistas não asseguram 100% a autoria do quadro, no entanto, pelas características da pintura, pode-se atribuí-lo com pequena margem de erro ao estilo que o pintor desenvolveu entre 1619 e 1620.
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Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: Circa 1631Localização: Museu do Prado, MadridRetrato de animal, embora sua autoria não esteja 100% comprovada, a maioria dos especialistas concorda que as pinceladas e a técnica usada coincidem com o estilo do pintor.
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Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: AlegoriaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: circa 1644Localização: Museu do Prado, MadridConsidera-se uma das pinturas religiosas mais destacadas do artista. Sua procedência exata de lugar e data não está clara, mas pelo estilo infere-se que foi realizada entre 1635 e 1644.
Na parte superior, as três pessoas da Trindade Cristã - Pai, Filho e Espírito Santo - coroando a Virgem Maria, que permanece sentada sobre as nuvens, cercada por raios de sol e anjinhos voando ao redor.
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Título (inglês): Christ in the House of Martha and MaryAutor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Cena bíblicaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1618Localização: National Gallery, LondresCena bíblica pertencente ao primeiro período artístico de Velázquez. Como é frequente na pintura barroca, a cena principal aparece em segundo plano, onde se vê Jesus conversando com as irmãs Marta e Maria. Os personagens que aparecem em primeiro plano - a idosa e a serva - não pertencem ao texto evangélico.
50 anos depois, J. Vermeer pintou sua própria versão do passagem bíblica.
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Também conhecido como: "Cristo de São Plácido"Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Arte religiosaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1632Localização: Museu do Prado, MadridTrata-se de uma das pinturas de Cristo crucificado mais nobres da história, reconhecida como obra-prima da anatomia masculina e fonte de inspiração para obras literárias e pictóricas.
A obra mostra o corpo nu de Jesus, presumivelmente já morto, pela inclinação da cabeça, a tensão dos braços e a palidez da pele. A postura é especialmente suave, o corpo está composto com as proporções mais belas da época, aprendidas com seu mestre Francisco Pacheco.
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Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Pintura mitológicaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1630Localização: Museu do Prado, MadridTrata-se de uma das obras mais elaboradas, e a primeira onde o pintor abordou o tema mitológico.
O quadro mostra o deus grego Apolo visitando a oficina de Vulcano, que mostra seu espanto diante das palavras de Apolo.
A composição e proporções anatômicas finamente alcançadas são próprias da escola italiana, aprendidas por Velázquez durante sua estadia em Roma.
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Autor: Oficina de Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Paisagem, CostumbrismoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1657Localiza-se em: Museu do Prado.Paisagem rural com "A Fonte dos Tritões", que ainda hoje existe, feita de mármore, localiza-se em um lado do Palácio Real de Madrid.
A tela mostra o monumento sob uma iluminação típica do campo, com árvores frondosas ao fundo e terreno seco no caminho. Os transeuntes parecem estar desfrutando de um dia de lazer. A composição é simples e está centralizada na fonte, considerada do gênero costumbrista.
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Título (inglês): Infanta Margarida Teresa in a Blue DressAutor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: RetratoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaMedidas: 127 x 107 cm.Ano: 1659Localiza-se em: Museu de História da Arte de VienaEste é um dos retratos unipessoais mais conhecidos do artista, retratando a infanta Margarida Teresa, protagonista do quadro Las meninas, a quem pintou em várias ocasiões desde a sua infância até os 8 anos de idade.
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Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Retrato costumbristaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaMedidas: 107 x 83 cm.Ano: circa 1640Localiza-se em: Museu do Prado, MadridAnão que trabalhou como bufão na corte do príncipe Baltasar Carlos, também sofria de problemas mentais, diagnosticados naquela época como oligofrenia.
Sentado em um ambiente campestre com costa, jaz o Menino de Vallecas, com um ar de despreocupação, quase desafiante, segurando o que parece ser um baralho de cartas, representativo de seu modo de vida. A expressão e os pontos de interesse (rosto e mãos) são iluminados com maestria sublime.
As deficiências que Velázquez costumava pintar geram uma polêmica moral até os dias atuais, muito se discutiu sobre se o artista buscava humanizar e dar dignidade, ou se este tipo de retrato tinha um desprezo implícito pelas pessoas com deficiência.
Outro retrato de bufão é o de Don Sebastián de Morra.
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Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Retrato equestreTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaMedidas: 209 x 173 cm.Ano: 1635Localiza-se em: Museu do Prado, MadridRetrato de menino com cavalo, o príncipe Baltasar Carlos (1629-1646), filho de Felipe IV. A pintura pretendia promover a autoridade do futuro rei, que já posava ao estilo de seu pai e seu avô. Daí o cetro na mão direita e a vestimenta militar, mesmo sendo uma criança.
A paisagem de fundo indica que o personagem se encontra em El Pardo (localidade de Madrid). A vista se direciona para as montanhas da serra do Hoyo de Manzanares.
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Também conhecido como: "As lanças"Autor: Diego VelázquezEstilo: barrocoGênero: Cena militarTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaMedidas: 307 x 367 cm.Ano: 1635Localiza-se em: Museu do Prado, MadridMomento histórico militar, que apresenta a vitória do exército espanhol de Felipe IV sobre os terratenientes nos Países Baixos. O gesto amistoso dos personagens indica os termos em que se resolveu a disputa: uma rendição considerada honrosa por parte da Espanha.
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Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: RetratoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: Circa 1653Localiza-se em: Museu do Prado, MadridFelipe IV (1605-1665) foi o monarca mais retratado por Velázquez, esta obra especificamente mostra o rei aos seus 52 anos e é uma das mais reconhecidas pela sua composição limpa, realismo e vivacidade.
Do mesmo autor, uma pintura quase idêntica encontra-se na National Gallery de Londres.
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Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Pintura religiosaTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaMedidas: 261 x 192,5 cm.Ano: circa 1634Localização: Museo del Prado, MadridComposição pictórica que retrata três momentos da "Lenda Dourada", escrita pelo bispo italiano Jacopo de Varazze (1230-1298).
Santo Antônio veste marrom e São Paulo de branco, acima um corvo que lhes traz o alimento para o dia. No segundo plano, em ambos os lados, cenas dos mesmos personagens, à esquerda o enterro de São Paulo, com a ajuda de um leão. À direita o momento em que o santo é encontrado morto em posição de oração.
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Título (inglês): "The Lunch" ou "Luncheon"Também conhecido como: "O almoço"Autor: Diego VelázquezEstilo: Barroco tenebristaGênero: CostumbrismoTipo: QuadroTécnica: ÓleoSuporte: TelaMedidas: 108,5 x 102 cm.Ano: circa 1617Localização: Museo del Hermitage, São PetersburgoObra do costumbrismo sevilhano, onde o artista retrata 3 homens de diferentes gerações, alegremente compartilhando a mesa. Na penumbra um criado serve vinho para continuar a noite.
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Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoTipo: PinturaTécnica: ÓleoSuporte: TelaMedidas: 87 x 110 cm.Ano: 1618Localização: Pinacoteca Gemäldegalerie de BerlimCena costumbrista onde o autor deseja destacar o caráter sórdido da situação: ambientada em Sevilha, o homem mais jovem, com gesto zombeteiro, segura um copo de vinho, indicando que os três músicos já beberam. Os outros dois personagens à direita seguram seus instrumentos sem firmeza e tocam uma música aparentemente sem ritmo.
A conservação da obra é excepcional, mantendo até hoje as cores, formas e iluminação quase inalteradas.
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Também conhecido como: "The Rokeby Venus" ou "The Toilet of Venus"Autor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Pintura mitológicaTipo: PinturaTécnica: ÓleoSuporte: TelaMedidas: 122,5 x 177 cm.Ano: circa 1649Localização: National Gallery, LondresÉ o único nu feminino conhecido de Velázquez, pintado para uso privado, evitando qualquer problema moral associado a esse tipo de obra.
A mitologia grega conta que Vênus é a deusa da beleza, e a imagem reflete o conceito de máxima beleza corporal feminina do pintor. Em uma postura graciosa, deitada sobre lençóis e de costas, Vênus olha para o espectador através de um espelho segurado por seu filho Cupido.
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Título (em inglês): Old Woman Frying EggsAutor: Diego VelázquezEstilo: BarrocoGênero: Cena cotidianaTipo: PinturaTécnica: ÓleoSuporte: TelaAno: 1618Localização: Galeria Nacional da EscóciaEsta é uma das primeiras obras formais do artista. Considerada do gênero bodegón, destaca-se pela grande quantidade de materiais e texturas incluídas: óleo fervente, almofariz de bronze, tecidos, vegetais, manchas, madeira, metais, cerâmica e vime. Provavelmente colocados lá devido à ânsia do artista em mostrar seu talento.
Peça na seção: quadros de Velázquez a óleo
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