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M. Beckmann
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Max Beckmann

Fotografia de Max Beckmann
DADOS DO ARTISTA
Nome completo: Max Beckmann.
Nacionalidade: Países Baixos.
Nascimento: 1884, Leipzig, Alemanha.
Morte: 1950, Nova York, EUA.
Estilo: Expressionismo e Modernismo, Movimento "Nova objetividade".

Max Beckmann foi um artista alemão que vivenciou a derrota da Primeira Guerra Mundial, onde serviu como enfermeiro. Ganhou reconhecimento artístico em seu próprio país, no breve período de prosperidade no final dos anos 20 e depois fugiu do país ao qual nunca retornaria, ameaçado pelo regime Nazista. Ele fez parte da extensa lista que Hitler chamou de "artistas degenerados", que incluíam todos os movimentos de arte moderna, como os expressionistas abstratos. Começou uma nova vida em Amsterdã e depois nos Estados Unidos.


Quadros de Beckmann

A importância das obras de Beckmann é histórica e pictórica, a evolução de sua vida, marcada por fortes acontecimentos, é claramente refletida no humor de suas telas, que oscilam entre o otimismo e o pessimismo; a ordem e o caos.



  • "Antes do baile de máscaras"
    Autor: Max Beckmann
    Título em inglês: Before the Masked Ball
    Estilo: Modernismo
    Ano: 1922
    Tipo: Quadro
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela
    Encontra-se em: Staatsgalerie Moderne Kunst, Munique, Alemanha

    6 personagens em uma pequena sala, com expressão entediada, estão esperando pelo baile de máscaras, evento social onde os convidados vão disfarçados e com o rosto coberto.

    Sobre esta obra não existe informação pela boca do artista, no entanto, possui várias características típicas das obras de Beckmann: estilo caricatural, expressões desconcertantes, atmosfera tensa, personagens misteriosos e ansiedade no ambiente.


  • "Auto-retrato com casaco azul"
    Autor: Max Beckmann
    Título em inglês: Self-Portrait in Blue Jacket
    Estilo: Modernismo
    Ano: 1950
    Tipo: Quadro
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela
    Encontra-se em: The Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA

    Este autorretrato de Max Beckmann foi feito pouco antes de sua morte e reflete sua força interior e perseverança. O artista olha o espectador com olhar determinado, e sua postura assertiva sugere autoconfiança. A paleta de cores é típica de Beckmann: tons escuros e saturados, com o azul profundo da jaqueta contrastando com o fundo avermelhado.


  • "Quappi com camisola rosa"
    Autor: Max Beckmann
    Título em inglês: Quappi in Pink
    Estilo: Modernismo
    Ano: 1934
    Tipo: Quadro
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela
    Encontra-se em: Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid

    Retrato da segunda esposa do artista: Matilde von Kaulbach. Desenhada com traços retos e grossos, o que confere força à imagem e à personagem. Orgulhoso da beleza de sua esposa, Beckmann não hesitou em pintá-la várias vezes, dentre todas esta é o retrato mais personalizado e o mais conhecido.


  • "A noite"
    Autor: Max Beckmann
    Título em inglês: The Night
    Ano: 1919
    Estilo: Neue Sachlichkeit (Nova objetividade)
    Tipo: Quadro
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela
    Encontra-se em: Museu Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Düsseldorf, Alemanha

    Esta é sua obra mais conhecida, também a mais visceral. É um ícone do movimento artístico alemão pós-guerra "Nova objetividade", que tem como principal preceito o estabelecimento do realismo, então antagônico às ideias expressionistas, que conferiam a todos os temas um grau de idealismo e romantismo.

    Este tipo de obras procurava colocar os pés no chão, em relação às atrocidades das quais o homem era capaz e que ficaram evidentes na guerra.


  • "Duplo retrato de carnaval, Max Beckmann e Quappi"
    Autor: Max Beckmann
    Título em inglês: The artist and his wife
    Estilo: Modernismo
    Ano: 1925
    Tipo: Quadro
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela
    Encontra-se em: Museu Kunstmuseum der Stadt, Alemanha

    O artista ao lado de sua esposa Quappi, violinista, de boa família e muito mais jovem do que ele. Um dia de festa à fantasia. A mesma mulher que 12 anos depois, em 1937, o acompanhou em sua fuga da Alemanha, por conta das ameaças do nazismo.

    Os trajes elaborados e maquiagem denotam a alegria que ela trouxe para sua vida. Fugindo da tensão pós-guerra e refletindo uma aura de glamour e estabilidade que, ao que parece, Max sentia ao seu lado.


  • "Fotografia de família"
    Autor: Max Beckmann
    Também conhecido como: Family Picture
    Estilo: Modernismo
    Ano: 1920
    Tipo: Quadro
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela
    Está localizado em: Museu MoMA

    O ambiente tem uma evidente semelhança com a obra "Antes do baile de máscaras", embora muito mais caótico. Neste caso, o próprio artista se retrata à esquerda. Rostos pesados em uma atmosfera de ansiedade, produzidos pelas memórias e acontecimentos da guerra recém-terminada.


  • "Auto-retrato com taça de champanhe"
    Autor: Max Beckmann
    Título em inglês: Self-portrait with champagne glass
    Estilo: Expressionismo
    Ano: 1919
    Tipo: Quadro
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela
    Está localizado em: Museu Metropolitano de Arte, Nova York

    Na Alemanha, começam a surgir os movimentos intelectuais que mais tarde desencadeariam no nazismo. Embora a miséria fosse comum, havia um desejo social de progredir, voltar aos tempos de prazeres, boemia e diversão, é onde este quadro se encaixa, que é toda uma declaração de intenções, uma idealização dos bons tempos.

    Quanto ao estilo da pintura, é evidente a influência expressionista, no desenho de figuras e especialmente na escolha de cores, que chegam a ser irreais.


  • "Spotorno, vista da janela"
    Autor: Max Beckmann
    Título original: Spotorno, Blick aus dem Fenster
    Estilo: Expressionismo
    Gênero: Paisagem
    Ano: 1926
    Tipo: Quadro
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela
    Está localizado em: Moeller Fine Art, Nova York

    Nessa época, Beckmann estava desfrutando do auge de seu reconhecimento como professor no ensino de arte. Este esboço quase diário nos mostra a vista da janela de sua casa em Spotorno, uma cidade costeira. O mar, as montanhas e o céu azul são uma tentativa de capturar a tranquilidade do momento, uma pausa na agitação de sua vida em Frankfurt.


  • "Baile em Baden-Baden"
    Autor: Max Beckmann
    Título original: Die großen Badenden
    Estilo: Modernismo
    Ano: 1924
    Tipo: Quadro
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela
    Está localizado em: Museu Kunstsammlung, Düsseldorf

    Embora se assemelhe ao clássico tema das três Graças, a cena tem uma brutalidade que distancia da tradicional representação clássica. É provável que essa brutalidade se deva à influência do primeiro conflito mundial, cuja dureza ainda era sentida na década de 1920. A composição e a paleta de cores denotam certa influência de Cézanne, especialmente na forma em que os corpos são tratados.


  • "O inferno dos pássaros"
    Autor: Max Beckmann
    Título original: Hölle der Vögel
    Título em inglês: Birds' Hell
    Estilo: Expressionismo
    Ano: 1938
    Tipo: Pintura
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela

    É a pintura do autor que alcançou o maior preço: 40,8 milhões de euros em 2017, leiloado na Christie's. O interesse da obra reside na sua importância histórica, oposição ao regime Nazi e aos horrores que a mentalidade fascista alemã gerou.


  • "Auto-retrato com smoking"
    Autor: Max Beckmann
    Título original: Selbstbildnis im Smoking
    Título em inglês: Self-Portrait in Tuxedo
    Estilo: Modernismo
    Gênero: Retrato
    Ano: 1927
    Tipo: Pintura
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela
    Está localizado em: Museu de Arte do Condado de Los Angeles, EUA

    Esta pintura foi exibida pelo próprio artista em 1928, onde encontrou uma crítica cética, frases como: "o efeito é brutal" ou "está no espírito da arte mais atual" foram ditas. O caráter inovador da obra foi reconhecido, sendo um dos primeiros sinais do modernismo.


  • "Auto-retrato como palhaço"
    Autor: Max Beckmann
    Também conhecido como: Self Portrait as a Clown
    Estilo: Modernismo
    Gênero: Retrato
    Ano: 1921
    Tipo: Pintura
    Técnica: Óleo
    Suporte: Tela
    Está localizado em: Von der Heydt Museum, Wuppertal, Alemanha

    Apresenta uma contradição em si mesma, imagem da luta interna que o próprio Beckmann disse ter. Sua personalidade nunca se conformou com os padrões estéticos acadêmicos, nem com as ideias políticas conservadoras, esta pintura é um exemplo disso, uma crítica a si mesmo e à sociedade.

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